updated 8:36 AM CET, Nov 9, 2016


Artigos e Discursos

Frei Damião, um comunicador das massas?

26 out 2011 | Categoria: Artigos e DiscursosDeixe seu comentário

A comunicação deve ser considerada, enquanto fenômeno humano, nos contextos precisos de tempo, espaço cultural e sujeitos envolvidos. Porém não deve jamais esquecer a humanidade de tal processo, ou seja, os meios ou veículos devem estar a serviço do ser humano e não o contrário.  Esta é também a visão que a da Igreja tem da comunicação quando, fala em “meios de comunicação social” e não de massa, como na visão materialista pragmática. Tal visão pode ser também aplicada à evangelização. Ouve-se muito falar em “evangelizar as massas”, e em nosso tempo reunir multidões em super eventos extraordinários utilizando meios e veículos “top de linha” parece querer preencher o vazio ordinário de nossas igrejas e projetos pastorais. Frei Damião, missionár...[]

Por que Canonizar Frei Damião?

26 out 2011 | Categoria: Artigos e DiscursosDeixe seu comentário

Fiquei muito feliz em poder escrever algo sobre o querido “Missionário do Nordeste”, Frei Damião de Bozzano. Deus me deu a graça de, desde criança, ter conhecido e amado este “Homem Santo”. Participando das Santas Missões, ouvindo seus sermões e depois com a vocação que o Senhor me concedeu de tornar-me também um frade capuchinho, pude conhecer ainda mais de perto a pessoa daquele que marcou o Nordeste brasileiro como um sinal de Cristo e de amor pela sua Igreja.

Frei Damião, na compreensão popular, é um santo. Jesus nos diz que somente o Pai é santo, e para nós seus filhos, criados à sua imagem e semelhança, a santidade consiste em participar da vida divina. Esta foi a missão de Jesus quando esteve entre nós: levar-nos de volta ao Pai, ao Santo. E a Igre...[]

Discurso em Firenze (Florença), Itália, por ocasião da Jornada Missionária Mundial

29 dez 2013 | Categoria: Artigos e DiscursosDeixe seu comentário

Proferido no dia 20 de outubro de 2013 pelo Vice-Postulador Frei Jociel Gomes, OFMCap., em italiano, traduzido para o português exclusivamente para este site.

 

Paz e Bem a todos! Meu caro Frei Valério (pároco local), antes de tudo, obrigado pela oportunidade de estar aqui e participar desta importante celebração. Uma saudação particular aos outros confrades e a esta comunidade paroquial, neste dia da Jornada Missionária Mundial. Antes de tudo, peço desculpas pelo meu italiano, que é imperfeito. Mas, seguramente, aquilo que pensei de escrever e falar neste momento é resultado de um esforço afetuoso, para transmitir a memória e a ação missionária de um grande homem, um homem santo, um santo missionário: Frei Damião de Bozzano.

 

Frei Damião nasceu em Bozza...[]

Praça Dom Vital, 169, São José, Recife, PE
Tel.: (81) 3424-8500 Fax: (81) 3035-0084
Email: secretaria@capuchinhosproneb.org